Morreu Ofélia Ramos

 

Ofélia Ramos

 

S. Vicente, 04.Agosto.1930 – 23.Maio.2013

Morreu Ofélia, a mnininha da Chã de Cemitério, sobrinha de Hilário Ramos, eximio tocador do banjo e do violão que acompanhou B.Léza na sua digressão à Portugal, e irmã dos guitarristas Djosinha e Ildo.

Senhora das noites cabo-verdianas do Mindelo e dona do “Bar Calypso”, Ofélia é uma figura incontornável da cultura sanvicentina que ajudou a promover a música, a gastronomia e a tradição cabo-verdianas.

Ofélia foi emigrante em Dacar, Senegal, e regressou a São Vicente na década de 1970, quando abriu “Calypso” na Avenida da Holanda – o cantinho mais genuíno de Mindelo, onde as noites cabo-verdianas desfilavam ao som de violinos, cavaquinhos, choros de violão e foi a rampa de lançamento para muitos artistas mindelenses.

Por lá passaram nomes consagrados como Cesária Évora, Manuel d´Novas, Chico Serra, Luís Morais, Canhota, Caraca, Natal e Frank Cavaquim, Tito Paris, Bau e Malaquias Costa.

 

2 comentários em “Morreu Ofélia Ramos”

  1. Um pequeno lapso, compeensivel da parte do Professor. Ofélia era sobrinha de Hilàrio Ramos que foi eximio no banjo e no violão, instrumentos que fabricava o irmão velho, André. Pequeno pormenor.

    Responder

Deixe um comentário